Sobre a Revibra Europa

A Rede Europeia de apoio às Vítimas Brasileiras de Violência Doméstica foi criada por um grupo de amigas em 2012. Desde então, a REVIBRA se esforça para oferecer assistência jurídica e psicológica às mulheres, vítimas de violência doméstica/gênero e às mães em disputa internacional de guarda de menores na comunidade brasileira na União Europeia.

Quem somos

Somos juristas e advogadas analisando, de forma voluntária, pedidos de apoio, dúvidas legais e criando estratégias coletivas para o combate da violência de gênero. Somos especialistas em guarda internacional de menores dentro do eixo Brasil x União Europeia.

Nossa filosofia

A REVIBRA acredita que todxs como indivíduos, como grupos ou como instituições são agentes de mudança dentro do contexto da violência de gênero e da migração. A REVIBRA quer trazer alternativas ao combate à violência doméstica, à discriminação de gênero, as disputas de guarda internacional de menores binacionais e ao racismo anti-migrante aos níveis individuais, estruturais e institucionais. A REVIBRA acredita que somos todxs capazes de influenciar toda e qualquer mudança em nossa própria realidade mas também naquela de nossxs amigxs, vizinhxs, colegas e parceirxs.

Equipe

Nossa equipe de juristas, advogadas e psicólogas voluntárias. 

Nossos serviços são gratuitos e sigilosos.

WhatsApp Image 2020-11-25 at 2.48.20 PM

Juliana Wahlgren

Fundadora e Diretora Executiva

Com mais de 20 anos de experiência, é especialista em Direito Europeu, Litígio Estratégio e Advocacia Política nas áreas de migração, integração, gênero, e em interseccionalidade.

WhatsApp Image 2020-11-25 at 3.00.23 PM

Marcia Baratto

Gerente-Geral e Coordenadora de Pesquisa

Cientista política, doutora pela Universidade Estadual de Campinas, pesquisadora e ativista pelos direitos das Mulheres.

20210105_094158

Andressa Batista Lopes

Coordenação Jurídica e de Campanhas (cooperação CABE)

Jurista, com mais de 10 anos de experiência. Mestre em Direito e membro co-fundador da Comissão de Apoio às Brasileiras no Exterior (CABE) e do Grupo EducAR, de Ensino Antirracista em Portugal. 
pp

Maria Badet

Coordenadora Espanha/Catalunha

É Coordenadora Geral da Organização Casa da Gente em Barcelona. Jornalista de formação, ativista pelo direitos das mulheres (cis e trans) migrantes na Espanha, tem vasta experiência em acolhida solidária, questões de gênero e migração e estratégias de enfrentamento da violência de gênero.

WhatsApp Image 2021-05-26 at 09.43.12

Dayana da Silva

Coordenadora Revibra em Luxemburgo

Lidera o Coletivo de Entreajuda de Brasileiros em Luxemburgo e tem vasta experiência em escuta solidária e acolhida de vítimas de violência doméstica, especialmente mulheres migrantes.

WhatsApp Image 2021-05-26 at 10.14.08

Bianca Cristina Raimundo da Costa Marques

Coordenadora Revibra em Cuiabá

Ativista pelo Direito das Mulheres, mãe de Haia e estudante de direito. É especialista em estratégias de litigação para mães vítimas de violência doméstica e de gênero em disputa internacional.

WhatsApp Image 2021-05-21 at 16.55.16

Marilha Boldt

Coordenadora Revibra no Rio de Janeiro

É advogada e ativista dos direitos das mulheres, voluntária em projetos sociais de apoio à mulheres vítimas de violência doméstica, especialista em acolhimento e escuta empática de vítimas de abuso sexual, vasta experiência em litigação estratégica.

índice2

Fernanda Da Pieve

Psicóloga

Psicóloga clínica de base humanista-fenomenológica.  Possui vasta experiência na área social, tendo trabalhado em ações de combate à violência contra as mulheres, promovendo e fomentando a integração social, familiar, comunitária, cultural e profissional das vítimas.

FB_IMG_1590788606619

Denize Cenci

Psicóloga

Psicóloga, Membro do BPS- British Psychology Society no Reino Unido e do CFP – Conselho Federal de Psicologia no Brasil, com vasta experiencia Saúde Mental e Saúde Pública, especializada em Terapia Sistêmica de Família e Casais e pós-graduada em Saúde publica com foco em saúde da familia.
me

Sonylena Sonnemaker

Psicóloga

Psicóloga Clínica com formação Psicanalítica de abordagem Winnicotiana. 

 

Aline.Perfil

Aline Rossi

Psicóloga

Especialista em Saúde Mental, Arteterapia  e Psicologia Analítica Junguiana (UNICAMP)
Profissional com 12 anos de experiência em atendimento à Família e às Mulheres em situação de vulnerabilidade.

Karina Bruschi Almeida

Karina Bruschi Almeida

Psicóloga

Capixaba, migrante. Graduada em psicologia, com experiência em atendimento psicológico às mulheres em situação de violência doméstica e aos seus filhos.

Taynara Cardoso

Taynara Cardoso

Psicóloga

Psicóloga clínica, trabalha com Gestalt terapia. Tem experiência em estimulação cognitiva e saúde mental. Acredita que a psicoterapia é capaz de ajudar pessoas a ressignificar suas histórias de vida.

Anna Beatriz Lopes

Anna Beatris Lopes

Psicóloga

Graduada em Psicologia e mestra em Psicologia clínica e social pela Universidade Federal do Pará. Mestranda em Estudos de Gênero na Universidade de Göttingen. Migrante atualmente vivendo na Alemanha.

Mércia Mattos

Mércia Mattos

Psicóloga

Baiana, mulher negra, cisgênero, bissexual e insubmissa. Escritora. Psicóloga, com experiência clínica, social e comunitária. Atua pela defesa e garantia dos Direitos Humanos. Orienta sua prática clínica ético-política através dos estudos sobre Relações Étnico Raciais e as possíveis Interseccionalidades entre: Gênero, Classe, Orientação Sexual, Territorialidade, Religião.

Pollyanna Martins

Pollyanna Martins

Psicóloga

Psicóloga, pós graduada em desenvolvimento infantil. Atuação em direitos humanos e coordenadora da formação de Conselheiros TutelaresExperiência em atendimento clínico e formação na área de psicologia do esporte.

IMG-3784 (1)

Tamiris Mendo

Psicóloga

Psicóloga e acompanhante terapêutica de orientação psicanalítica, Mestre em Direitos Humanos, Psicoterapeuta em formação na abordagem Sistêmica e Familiar. Experiência em Instituição de Saúde Mental e atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade social.

WhatsApp Image 2021-05-26 at 09.36.14

Lizandra Maia

Musicoterapeuta

Foi a primeira Musicoterapeuta militar a ingressar na Marinha do Brasil. Tornando-se pioneira. Durante os 20 anos de atuação enquanto Musicoterapeuta, trabalhou em diversas áreas como Psiquiatria , Reabilitação,  Estimulação Precoce,  Geriatria, Gerontologia e Oncologia. Atualmente é pesquisadora com estudos voltados à formação em Psicanálise, Racialidade e Gênero pelo Coletivo Di Jejê (Instituto de Pesquisa Racialidade e Gênero). 

Sueli_todorovich

Sueli Terra Nova Todorovich

Psicóloga

Psicóloga e arte terapeuta. Trabalha há mais de 10 anos com populações socialmente vulneráveis, atua acolhendo mulheres vítimas de violência de gênero e também tem experiência com crianças vítimas de violência doméstica. Acredita que a terapia é uma forma das pessoas se encontrarem com seu próprio eu e seu propósito de vida, e que a arteterapia proporciona empoderamento feminino através da criatividade e formas melhores de lidar com as nossas dores e traumas. 

Gideane

Gideane Batista

Psicóloga

Psicóloga residente na Holanda, com formação clínica e experiência voltada a migrantes. Atua no atendimento de adolescentes e adultos em diferentes países da Europa. Membro da associação holandesa Nederlandse Beroepsvereniging voor Toegepaste Psychologie (NBTP), filiada ao Instituto Brasileiro de Psicanálise Winnicottiana (IBPW) e International Winnicott Association (IWA).

Vivien_Wassermann

Vivien Wassermann

Apoio Social

Estudante de psicologia do 6º semestre, mulher cis, bissexual, nascida na Alemanha, mas criada na Bahia e apaixonada por psicologia social.

Mariana_Gonçalves

Mariana Gonçalves

Apoio Social

Tradutora e intérprete pela Universidade Nove de Julho, Professora de italiano pela Universidade Federal de Brasília. É Mãe atípica, pessoa anticapacitista , antirracista e feminista. Vive em Napoli, na Itália, há 14 anos.

Eliane(Anny)

Eliane (Anny) Souza Santos

Apoio Social

Estudante de serviço social, último ano. Atua na luta pelos direitos das pessoas com deficiência (PcD), desde que se deparou com barreiras sociais que a obrigavam a viver escondida da sociedade. Entende que a luta anticapacista é um esforço coletivo e atua para mudar a realidade dela e a de muitas outras pessoas.

Gitana Nebel

Gitana Nebel

Apoio Social

Possui uma formação multidisciplinar na área das ciências sociais e humanas com experiência no âmbito da pesquisa científica e de campo com populações afetadas por injustiças socioambientais causadas pelo sistema colonial-capitalista-patriarcal.  Atualmente vivo na Bélgica, aonde a minha filha nasceu.

Dani Scherner

Daniela Scherner

Apoio Jurídico

Advogada há mais de 15 anos, especialista em Direito pelo IBET-MG e com uma vasta experiência em direito de Família e no trabalho com Mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade. Vive em Londres-UK há 3 anos.

Fran Gonçalves da Silva - Assistente Social

Francislane Gonçalves da Silva

Apoio Social

Assistente Social por formação e Pós graduada em Saúde Mental e Atenção Psicossocial.Experiência em Instituição de Saúde Mental (CAPS e CAPS-Ad) e atendimento à famílias em situação de vulnerabilidade social.

Mariana Gomes

Mariana Gomes

Apoio Social

Bacharela em Ciências Humanas e graduanda em Ciências Sociais, ambos pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisa violência doméstica, violência de gênero e masculinidades.

Juliana Martins

Juliana Martins

Apoio Jurídico

Bacharela em Direito e graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Durante a faculdade de Direito estagiei na Vara da Infância e Juventude. Atualmente trabalho com gerenciamento de projetos de TI. Vivo em Barcelona desde janeiro/2021.

Ana Amelia Magni

Ana Amélia Magni

Apoio Jurídico

Paulista migrante, atualmente vivendo na Holanda. Bióloga e advogada pela Universidade de São Paulo, com mestrado focado na intersecção meio ambiente e inclusão social. Extensa experiência em assistência jurídica gratuita, junto ao Departamento Jurídico XI de Agosto da USP, à Defensoria Pública da União e à OAB/SP.  

Janaína Albuquerque

Janaína Albuquerque

Apoio Jurídico

Advogada internacional inscrita nas Ordens dos Advogados do Brasil e de Portugal/Europa e mediadora judicial em treinamento. Formada pela Universidade de Brasília e Mestranda pela Universidade de Lisboa. Possui ampla experiência profissional e acadêmica no Brasil e na Europa. Especialista em Direito Internacional Privado e Direito Internacional de Família.

Thiago_foto

Thiago Andrade

Apoio Jurídico

Atualmente cursando o terceiro ano do curso de Licenciatura em Direito da Universidade Nova de Lisboa. Profissional migrante, tem experiência em migração, discriminação antimigrante e violência doméstica.

MariaeduardaTornetto

Maria Eduarda Tonetto

Apoio Jurídico

Estudante de Direito no Brasil, trabalha na Justiça Federal/ TRF 4ª. Possui cursos em resoluções de conflitos em diversas áreas e, conhecimentos atualizados acerca de Justiça Restaurativa. 



Andrea Auge foto

Andrea Barros Augé

Apoio Jurídico

Especialista em Direitos Humanos e em Compliance pelo Instituto de Direito Penal Econômico e Europeu da Universidade de Coimbra, Portugal. Pós graduanda em Direito Digital. Graduada em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, com extenso histórico em projetos de Criminologia e Direito Penal. Possui experiência na defesa e proteção dos Direitos da mulher e na defesa de mulheres vítimas de violência doméstica no âmbito nacional e internacional. 

Nossas Parceiras